Mato Grosso, Domingo, 28 de Abril de 2024     
Novo Portal
Professora da Unemat está entre os autores da publicação da Associação Brasileira de Antropologia
LANÇAMENTO
Professora da Unemat está entre os autores da publicação da Associação Brasileira de Antropologia
26/08/2020 12:40:49
por Hemilia Maia

A professora Marinês da Rosa, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Tangará da Serra, é uma das autoras do livro "Etnografia de um Congresso: a organização do 18º Congresso Mundial de Antropologia no Brasil" (2020). A obra será lançada pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) esta tarde (26.08), às 16h45, ao vivo pelo YouTube

O livro apresenta uma etnografia escrita por 84 autores que integraram várias Comissões na organização do 18th IUAES World Congress, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre 16 e 20 de julho de 2018.

No capítulo “Comissão de bem-estar do 18th IUAES: um encontro de mundos, um mundo de encontros” Marinês e Alexandra Eliza Vieira Alencar, Ana Cláudia Mastrocola Garcia, Camila Sissa Antunes, Cinthia Creatini da Rocha, Giselle Guilhon e Karin Maria Véras contam sobre a realização de práticas de bem-estar (de tradição afro-brasileira, do yoga, das abordagens psicossomáticas europeias como massoterapia e osteopatia, do reiki, dentre outras, antes e durante o Congresso. Segundo a professora, que é doutoranda no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas, a Comissão de Bem-Estar foi uma das inovações no Congresso Mundial de Antropologia.

“Ao escrevermos o paper atravessado pelas mãos de sete mulheres, abrimo-nos ao entendimento de que, talvez, justamente pela estranheza da proposta apresentada ao universo acadêmico, nossas práticas permitiram incitar uma série de reflexões que retroalimentam nossos campos de atuação e de saberes. No campo da academia, repleto de simbolismos, dogmas e relações de poder, a Comissão de Bem-Estar apresentou a possibilidade de que este seja permeado por outros saberes, com origem em outras culturas e tradições, e que nós, enquanto coletivo também diversificado, compartilhamos a partir de nossas vivências. Tanto com relação às práticas corporais e de sentido relatadas, mas também nas próprias experiências de todos os sujeitos envolvidos nessas práticas, houve certamente uma produção antropológica relacional e transformadora. Dentre algumas bases teóricas, talvez a Antropologia da Experiência, proposta por Victor Turner (1986), seja um substrato germinal e inspirador para pensarmos as vivências promovidas pela Comissão de Bem-Estar”, ilustrou Marinês.

Na organização da obra estão Miriam Pillar Grossi (UFSC) e Tânia Welter. Os capítulos compõem a produção coletiva nas comissões de Infraestrutura, Tradução, Programação, Editorial, Monitores, Comunicação, Festas, Instalação Artística, Experiências Antropológicas, Bem-Estar, Crianças, Alimentação, Hospedagem Alternativa, Lançamento de Livros, CDs, DVs e Revistas, Graduação Indígena, Comissão para Articulação com a Comissão de Artesanato de povos Indígenas, Quilombolas e Ciganos, Feira de Artesanatos, Rede Global de Antropologia Feminista e Acessibilidade.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24693 | Impressões: 138862
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada